Com a ciência - através das pesquisas científicas - e a tecnologia avançando cada vez mais, descobre-se informações incríveis sobre a capacidade dos bebês e crianças pequenas de uma maneira em geral. Não, eles não são bobos e não ficam repetindo como um papagaio como costumamos dizer. O que fazem na verdade com a repetição é experimentar os fatos e fenômenos, além das sensações, a fim de descobrir (aprender) novas informações e dados, superar o que aprendeu e ter controle sobre eles.
Ou seja, além de adoráveis criaturas inocentes e motivo de esperança para o mundo, são geniozinhos natos que muitas vezes os cuidadores impacientes, intolerantes, frios, descuidados, apáticos e até perversos -infelizmente - destroem este potencial por descuido, descaso e ignorância.
De que tipo de inteligência estamos falando?
Há muitas pesquisas já produzidas, outras recentemente lançadas e naturalmente devem haver outras sendo planejadas, no sentido de investigar mais a fundo as capacidades neurológicas , cognitivas, psicológicas, comportamentais e cerebrais (como um todo) dos bebês.
As últimas pesquisas feitas por psicólogos, neurocientistas, e até estatísticos, dentre outros cientistas de diversas áreas, os surpreenderam pelas novas perspectivas acerca dos complexos e fascinantes modos pelos quais os bebês e crianças pequenas aprendem e interagem com o mundo que os cerca.
Somos nós que devemos aprender com eles então?
Rsrs...Pois é. Até a versão tradicionalista de afirmar que os bebês são puramente egocêntricos, está sendo refutada a partir das últimas descobertas (dos últimos 20 anos). Eles entendem boa parte das nossas necessidades - têm empatia - e descobriu-se que o cérebro dos bebês são mais flexíveis que o nosso cérebro de adulto e que as conexões entre seus neurônios são em maior quantidade. O aprendizado do mundo que os permeia se dá através das suas próprias experimentações.
Você viu o filme "O Começo da Vida"?
Neste filme, a diretora Estella Renner mostra de maneira encantadora, baseando-se na experiência de muitos pais , as novas descobertas dos especialistas , da neurociência, da psicologia, etc, sobre as fantásticas novidades a respeito dos bebês e crianças pequenas. À luz destas impressionantes revelações, aponta a extrema importância da dedicação com os pequenos desde a gestação até os 1ºs anos; como isto é indispensável para o bem-estar físico, intelectual e emocional deles e como esse universo repercutirá na idade adulta.
O que podemos fazer para preparar um ambiente adequado?
Inúmeras opções são possíveis de organizar no ambiente da criança visando uma transformação de uma simples rotina em casa num ambiente educativo ou, pelo menos, criativo e estimulante. Mas dá sim, para providenciar um espaço adequado e um cotidiano enriquecedor. Lembre-se dos brinquedos educativos, livros educativos, tevê com tempo reduzido (escolhendo bem o que oferece), de contar histórias, cantar músicas, mostrar-lhes todos os pormenores da casa, brincar com eles, levá-los para passear e lidar com as novidades que surgirem.
Mas, se puder, tente criar um ambiente montessoriano
Estantes na altura das crianças com os objetos de seu uso do dia-a-dia à sua disposição, apoio (banquinhos) para ficar na altura de móveis maiores (ou das pias), brinquedos dispostos com ordem, brinquedos sensoriais, matemáticos, alfabéticos, jogos de memória, globos, sistema solar, cores e etiquetas específicas na organização dos materiais, etc. Enfim, todo um aparato não muito complexo para oferecer uma dose maior de estímulos à disposição deles.E tudo sempre em ordem, nada de caos.
Maria Montessori foi uma médica italiana que deixou um legado educacional indiscutível e excepcional para pais, educadores e crianças. Uma de suas contribuições se refere à preparação do ambiente, a ordem deste e como deve ser a interação da criança com este ambiente.
Ela observou que as crianças com oportunidades de escolher as atividades que quer fazer e de praticar livremente (a auto-educação), mas dentro de um espaço com planejamento de acordo com seu desenvolvimento - atividades de natureza cultural, artística, científica, livros, etc -. Desse jeito a apoiamos na experiência de crescer e se desenvolver, porque ela quer absorver seu ambiente.
Além da casa preparada, o que mais posso fazer?
Além de agilizar um pouco algumas coisas (possíveis) em casa, os pais e cuidadores podem oferecer à criança oportunidades e experiências sensoriais e práticas muito úteis na formação do desenvolvimento delas. Não precisa ser por "obrigação", nem precisa ser todo final de semana, mas sempre que puder e quiser incrementar o roteiro de vocês.
Veja as dicas a seguir:
01- Visite o zoológico → Mas sempre nomeie os animais, imite seu som e comente algumas coisas sobre ele - tem 4 patas, é vertebrado, olha as listras! etc.
02- Visite museus → Além de apenas apreciarem as obras, comente algo sobre algumas : - Olha quanta cor!; - Esse material é duro (caso de esculturas);- O que será isso? etc.
03- Visite exposições → Sempre há alguma exposição na cidade, procure uma interessante e leve-a, por exemplo: os modelos de aviões de Santos Dumont; Modelos de Leonardo da Vinci; De dinossauros! etc.
04- Vá ao teatro → Quando der, encontre uma boa peça infantil e leve seu filho (a). Escolha a idade adequada e boa diversão. Obs: dependendo da idade, as peças não podem ter longa duração.
05- Vá ao parque → O parque é uma experiência prática e sensorial riquíssima. Ao menos três vezes ao ano tente levar a criança. Claro que levando-a aos brinquedos adequados à sua idade e não necessariamente os que são pagos.
06- Vá à praia → Não precisa nem dizer o quanto a praia é sensorial, não é? Areia, água, pedrinhas, sol, vento, talvez até pequenos bichinhos para ver... Aproveitem, levem brinquedos e sempre tomando todas as precauções e cuidados.
07- Vá à casa de parentes e amigos → mas não os deixe à toa o tempo todo, interaja com elas e outras crianças sempre que puder, promova brincadeiras e jogos. Até um simples balão de soprar faz a diferença.
Veja mais em: https://www.youtube.com/watch?v=1Kxffmj78Os ; https://www.youtube.com/watch?v=nWbcLVzmj7E ;
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